top of page

LX Factory and the models of creativity- led urban regeneration

Sábado, 16 de setembro 2017. 10:00-17:00.

Nas últimas décadas, inúmeras intervenções urbanas de reabilitação, requalificação e regeneração urbana têm seguido uma estratégica focada na criatividade e na cultura. Os casos mais emblemáticos deste género de operações de regeneração urbana, assentam em grandes projetos de intervenção urbana, guiados por lógicas neoliberais de promoção e internacionalização da cidade. No entanto, contrastam com estes projetos, intervenções que visam o desenvolvimento cultural (bairros/quarteirões culturais no centro histórico), a inclusão social (projetos de requalificação de bairros degradados) ou, ainda, as que procuram o difícil equilíbrio entre a competitividade e a coesão social (Fab Lab, Co-working,…).
Localizada numa antiga área fabril da cidade de Lisboa, a LX Factory, reúne alguns elementos essenciais deste novo modelo de regeneração urbana. Apelidada de ‘ilha criativa’ de Lisboa, reúne hoje atividades e profissionais da publicidade, design, moda e arquitetura. Contribui também para a promoção cultural da cidade, através da realização de eventos nas áreas da moda, publicidade, comunicação, multimédia, arte, arquitetura, música.
Para compreender o papel da LX Factory na regeneração urbana da cidade, torna-se necessário adicionar ao mix de atividades o ambiente boémio proporcionado pelos bares, pubs e restaurantes, o mercado no fim de semana, e ainda a arte da rua, aberta ao público, em todas as paredes, em perfeita simbiose com o cunho industrial do bairro. Aqui, o passeio e as compras torna-se cultura.

bottom of page